terça-feira, 10 de abril de 2012

A páscoa 2012

Demoramos, mas aqui está o prometido. Compartilhe nossa linda festa.

REFLEXÕES ACERCA DO OUTRO

Quando lidamos com crianças, estamos sempre repetindo “cada ser é individual, com suas peculiaridades”. Essa preocupação se mantém no cotidiano de educadores comprometidos, que a todo o momento observam e respeitam essas peculiaridades. É verdade que cada ser é único, possui necessidades específicas, tem seu próprio tempo de desenvolvimento, é sempre capaz de aprender e se desenvolver, e nós educadores, devemos proporcionar oportunidades para que esse caminhar ocorra.
Diferente de quando lidamos com adultos, que também possuem suas peculiaridades, mas acreditamos que já são capazes de orientar sozinhos seu caminhar. Num ambiente escolar as pessoas muitas vezes estão envolvidas e preocupadas com o desenvolvimento das crianças, se esquecem de que precisam olhar o outro, aquele ao seu lado, que compartilha seu cotidiano, como um ser que também possui peculiaridades, dificuldades e que necessita de um olhar mais carinhoso.
Trabalhar em equipe pressupõe relações mais profundas e trocas constantes, para que isso aconteça cada participante desse grupo tem uma importante função, olhar o outro de forma mais detalhada, percebendo essas singularidades e dispondo-se a ajudar, trocar, apoiar e crescer junto. Isso é equipe, é caminhar buscando um mesmo objetivo, a felicidade e realização plenas.
Um olhar carinhoso, palavras de apoio, conversas ao pé do ouvido, “puxões de orelha”, pedidos de desculpas quando ferimos ou erramos, admitir nossas falhas, tudo isso faz parte de uma relação saudável. Atitudes como essas nos fazem mais humanos, num mundo cada dia mais invadido pela individualidade e egoísmo.
Para que se alcance essa felicidade, cada ser envolvido nessa equipe e amparado pelas trocas ocorridas na mesma, precisa buscar a plenitude, dedicar-se ao seu crescimento físico, emocional e intelectual, investindo cotidianamente em si próprio acima de tudo.
Jacqueline Saraiva Moulin - educadora e fonoaudióloga