segunda-feira, 16 de abril de 2012

Informativo da 7ª CRE

Informativo da 7ª CRE - abril

EU SEMPRE DIGO.

EU SEMPRE DIGO.

Sempre que converso com os responsáveis, e muitas vezes isso acontece, estamos falando de um de seus filhos, e logo vem à comparação com um dos outros filhos, sobrinhos ou qualquer outra criança conhecida. O responsável procura comparar e demonstrar que seu filho não está no mesmo estágio de desenvolvimento da outra criança. Sabem o que eu digo: olhe para suas mãos! E eles me dirigem aquele olhar de quem não está entendendo nada. Peço que façam esse simples ato e em seguida pergunto: Seus dedos são iguais? E invariavelmente a resposta é não. Simples assim. Cada dedo de nossas mãos é um dedo, com todas as suas partes, com funções bem parecidas, mas são diferentes entre si. O mesmo acontece com as crianças. Cada criança, embora criança, é um ser único, com suas peculiaridades, dificuldades, características e capacidades. Essa simples e banal comparação, permite aos responsáveis perceber seu filho como um ser único, que precisa ser respeitado e auxiliado nas suas peculiaridades.
Na premiação da Educação Infantil, a gerente Simone fez uma comparação que leva ao mesmo pensamento, de que cada criança é um ser único e que precisa de cuidados direcionados a ela, não podendo ser tratada como parte de um todo. Usando do exemplo da tesoura de picotar, Simone levou todos a perceberem a enorme dificuldade que temos ao utilizá-la quando queremos cortar várias folhas de uma só vez. O corte fica difícil, mal feito, todo “mastigado”, é assim que acontece com as crianças, quando tratamos todas como iguais, o resultado nunca fica como o esperado. Precisamos dedicá-las atenção e cuidados únicos, assim como ao cortar folhas com tesoura de picotar, precisamos cortar uma de cada vez para que o resultado seja o esperado.
Utilizei de todos esses exemplos, para deixar clara a importância de que todos, pais, educadores, adultos em geral que lidam com crianças, precisam perceber e lidar com os pequenos de forma individualizada, respeitando suas demandas e necessidades e auxiliando-os na busca de um desenvolvimento pleno e feliz.
Jacqueline Moulin - educadora e fonoaudióloga
                            

Centro de Estudo de Matemática

A pedido da Edna e da Maria Clara da GED. Esperamos poder ajudar